Páginas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Família Roffé






 
Família Roffé
1.   HISTÓRIA
Na segunda metade do século XIX, o reino do Marrocos atravessou guerras e instabilidade política, provocadas pelas intervenções militares das potências européias, a partir de 1844. Essa época marca o início da emigração de famílias judias radicadas há vários séculos no norte da África, para a Amazônia brasileira, que graças à borracha, atravessava período de prosperidade.
Essas populações, no norte do Marrocos, usavam a língua espanhola, e ao sul, o árabe e dialetos
bérberes. O uso da língua espanhola faz suspeitar de relacionamento com judeus expulsos da península Ibérica pela inquisição, no século XV.
A família Roffé é originária de Arzila (Asilah, em árabe), pequena cidade à beira mar, localizada no Marrocos, na atual península de Tanger e situada a 40 km, ao sul da cidade de mesmo nome.
Dados da Família
Levi Roffé, ou Roiff, nasceu e morreu em Arzila. Viveu 106 anos, de 1817 a 1923. Era negociante nas feiras e figura de alguma projeção na comunidade Israelita. Casou-se duas vezes: primeiro com Honória e posteriormente com Cota, com quem, apesar de idade avançada, também teve filhos. Foram seus filhos: Abraham, Alfredo, Jaime,  Aziza, Bonina e Camila. Os três filhos homens e vários netos, filhos de suas filhas, emigraram para o Brasil. Abraham foi casado com Ana Barcessat e é dele que descende a família Roffé radicada no Brasil. Alfredo foi casado com Júlia Roffé, sua sobrinha. Jaime não teve filhos. Aziza foi casada com Abraham Anijar e seu filho Samuel emigrou para o Brasil. Bonina foi casada com Mair Bemergui e seus filhos Abraham e Naftali também emigraram para amazônia.

 






















Acima: Arzila atual, com suas ruas estreitas, comércio e vista noturna.
Do lado esquerdo: bandeira do Marrocos e localização de Arzila no Continente Africano




 
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário